top of page

Como é o Natal em Portugal


ONDE PASSAR O NATAL?

Está de férias em Portugal na passagem do Natal, então saiba que existem possibilidades de passar a data de forma mágica, prática, quentinha e aconchegante.

Normalmente os hotéis oferecem a CONSOADA DE NATAL como uma possibilidade de as famílias estarem juntas e jantar a ceia e até mesmo fazer as trocas de presentes tão esperada por todos.

Certifique se seu hotel fará este serviço ou procure um local que faça isso. Náo é dificil encontrar possibilidades atrativas em hotéis pelas cidades e vais sim viver um Natal especial por aqui.


CONSOADA

A Ceia de Natal em Portugal

A cozinha portuguesa é bem conhecida dos brasileiros e deixa com água na boca só de pensar em tantos pratos maravilhosos. No Natal podemos dizer que é o ápice da culinária portuguesa, com uma mesa bastante farta, seja de pratos salgados ou doces.


Consoada de Natal em Portugal

A consoada, como é chamada a ceia de Natal em Portugal, é uma das principais tradições do país e acontece sempre na noite de 24 de dezembro. Segundo a tradição portuguesa, a mesa de Natal não pode ser retirada, assim, noite adentro juntam-se novos pratos e a mesa continua posta até o dia seguinte, em homenagem ao menino Jesus.


A ceia em Portugal varia de acordo com a região e, apesar de o peru estar presente em alguns jantares, ele não é o prato principal do Natal no país. Claro que um dos protagonistas é ele: o bacalhau. O prato mais típico é bem simples, uma generosa posta de bacalhau acompanhada de batatas, cenouras, verduras e ovos cozidos, regados com azeite.



Bolo rei- o nosso "PANETONE"



O nome não poderia ser mais acertado. Na mesa de doces de Natal esta iguaria ocupa o lugar central. Surgido na França de Luís XIV, o Gâteau des Rois (Bolo de Reis) celebrava as festas de Ano Novo e o Dia de Reis, e foi trazido para Portugal na segunda metade do século XIX por Baltazar Rodrigues Castanheiro Júnior, herdeiro do fundador da Confeitaria Nacional, a primeira casa a confeccionar o bolo em Portugal. O seu nome aludia originalmente aos três Reis Magos e a sua composição remete para as prendas que estes ofereceram ao Menino Jesus: o tom dourado da côdea simboliza o ouro, o aroma o incenso e as frutas a mirra.


Luzes de Natal

Não deixe o frio tirar a experiência de ver as luzes de Natal onde estiver em Portugal. As cidades capricham no clima natalino e com os mercados de Natal sempre presentes tudo fica mais animado e divertido.







Gostou? Agora não deixe de resrvar seu tour conosco! entre em contato através do whatsapp cujo link está no site.

Comentários


bottom of page