Ginja, O licor português
top of page

Ginja, O licor português





Que Portugal é onde se produz os melhores vinhos, disto já sabemos. Entretanto dentre nossas bebidas favoritas e que pouca gente conhece, é o Licor de Ginja.

Um licor produzido a partir do fruto ginja, que é da família da cereja. Uma fruta com pouco consumo, pois é considerada uma cereja selvagem e seu sabor cru não agrada muito, mas quando trasformada em licor ganha todo poder e entra com certeza dentre as coisas pra se provar quando vens à Terrinha.

Também denominada por “Ginjinha de Óbidos”, o licor tem um forte sabor, intensamente perfumado com o agridoce das ginjas. De cor vermelho escuro, o licor apresenta duas variedades distintas: o licor simples e o licor com frutos no seu interior, por vezes aromatizado com baunilha ou um pau de canela.

Acredita-se que a origem deste licor remonta ao séc. XVII, de receita conventual, da qual um frade tirou partido das grandes quantidades de fruto existentes na região, executando o refinamento do licor hoje conhecido.


Dantes era confeccionado em casa para consumo próprio e para oferecer para as visitas. A bebida caiu no gosto e os reis da época também eram agraciados com o licor.

Com o despertar de Óbidos para o turismo, a cerca de 30 anos abriu-se o primeiro bar para da vila que servia de ponto de encontro para conversas e o desfrute da bebida e alavancou este tipo de comércio e a famosidade da Ginjinha de Óbidos se espalhou para outros pontos do país.

Pode ser tomado tanto no copo de vidro, mas no copinho de chocolate também tem seu valor.

HUMMM, deu água na boca.


Lisboa Espera Por Ti Tours

Vem comigo que sua estrela vai brilhar!!!



bottom of page