Junho, o melhor mês para conhecer Portugal!!!
top of page

Junho, o melhor mês para conhecer Portugal!!!

Atualizado: 11 de jul. de 2021

O mês de junho é o da alegria!!! Festas dos santos populares por todo o país decorrem nesta época.


Em Lisboa a celebração tem como personagem principal, Santo António, o santo das solteiras e o mais popular da cidade. Um dos eventos que acontecem é o casamento de Santo António, onde a Câmara Municipal escolhe 12 casais para celebrar o tão sonhado casamento. Tudo oferecido pela autarquia que vais desde o traje dos noivos, salão de beleza, o casamento e um belo desfile em carros históricos pela cidade onde o ponto alto é a Avenida da Liberdade. Sempre transmitido em direto pela TV.

Outro evento é o desfile das Marchas Populares. Os bairros trabalham o ano todo em alegorias, temas e coreografias para este dia. Como se fossem escolas de samba, mas são os bairros os concorrentes. Este evento é de extrema importância para a cidade, sendo considerado mais revelante que o carnaval.



Agora os bairros, ah os bairros....

Neles a festa está garantida. Música, sardinhas, caldo verde, cerveja (muita cerveja ) e bailaricos. Em alguns lugares, se tiver sorte, dá pra escolher uma mesa e ficar à vontade noite a fora.


Atenção: Se tiver fobia de lugares cheios e ruas estreitas com muita muvuca, PODEM vir na mesma nesta época do ano. Escolhemos para si um lugar mais reservado para curtir Portugal.



No Porto o dia de São João é celebrado de forma grandiosa.


A cidade se enfeita com tanta luz que mais parece Natal em noite de São João.


Uma festa cheia de tradições, das quais se destacam os alhos-porros, usados para bater nas cabeças das pessoas que passam, os ramos de cidreira, usados pelas mulheres para pôr na cara dos homens que passam, e o lançamento de balões de ar quente.



A partir dos anos 70, foram introduzidos os martelos de plástico que desempenham o mesmo papel do alho-porro. Nos anos 70, nas Fontaínhas, vendia-se ainda, na noite de S. João, pão com a forma de um falo com dois testículos, atestando muito claramente as conotações da festa com as antigas festas da fertilidade.



Portanto, vais levar marteladas "aos potes" (aos montes), sendo casado ou não.


Para as comidas no porto além das sardinhas é comum comer cabrito assado.




O melhor de todas as festas é o nível de segurança que há nos locais. Por aqui vamos todos os anos, (exceto e 2020 e 2021-pandemia) e nunca vimos nenhum ato de violência, inclusive o Carlinhos (5 anos) sempre vai connosco e se diverte à brava.


Portanto, em 2022 podes estar aqui e curtir este mês tão especial para Portugal, cheio de fé, festas e alegria.


Tours privados em Portugal é connosco! Somos licenciados e assegurados pelo Turismo de Portugal para o transporte de turistas.


Carla Passos

Lisboa Espera Por Ti Tours




bottom of page