Lisboa, o que fazer em dias de chuva
top of page

Lisboa, o que fazer em dias de chuva


Nem sempre é possível viajar e calhar de ter um céu azul como o da fotografia ao lado presenteando a viagem com passeios livres e sem o tradicional sufoco de dias molhados.


Contudo, saiba que Lisboa dispõe de lugares fantásticos para passeios INDOOR. Que tal pesquisar sobre monumentos e palácios na cidade?


Nós te sugerimos o PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA, a residência da última monarquia portuguesa.


Também conhecido como Real Paço de Nossa Senhora da Ajuda, este palácio foi mandado construir por D. José I no alto da colina da Ajuda, tendo sido primeiramente construído em madeira para melhor resistir a abalos sísmicos.


Hoje, podemos apreciar nele um edifício do estilo neoclássico da primeira metade do século XIX, que foi morada oficial da família real portuguesa desde o reinado de D. Luís I até ao fim da Monarquia.



A visita é simplesmente incrível porque ainda conserva a disposição e decoração dos aposentos reais tal qual como eles estavam quando eram usados pela realeza portuguesa.


Possui ainda importantes artes decorativas, principalmente do século XVIII e XIX, como têxteis, mobiliário, cerâmica, ourivesaria e joalharia.


Além disso, vais ainda poder admirar algumas das mais espetaculares coleções de pinturas e esculturas.



A construção, em madeira, do Real Paço da Ajuda neste local, numa colina de Lisboa, deve-se ao facto de a Família Real ter sobrevivido ao terramoto de 1755.


Passou a ser, desde 1762, a residência oficial da Corte durante 30 anos, até ao reinado de D. Maria I, quando um enorme incêndio destruiu por completo a habitação real, assim como grande parte do seu valioso recheio.



Pedra e cal foram a matéria-prima com que o arquiteto Manuel Caetano de Sousa resolveu projetar o novo edifício, cujas obras tiveram início em 1796. O estilo Neoclássico viria a substituir o Barroco.


A obra foi obrigada a parar várias vezes, principalmente quando a Corte se mudou para o Brasil em 1807, na sequência das invasões napoleónicas.


Foi só com o rei D.Miguel, que também elegeu este palácio como habitação real, que as obras avançaram de uma forma mais rápida, sendo que voltariam a parar quase totalmente aquando dos confrontos entre liberais e absolutistas, em 1833.


Podemos garantir que a visita será surpreendente e enriquecedora.


Valor do bilhete: 8,00 euros por pessoa

Horário: 10:00h às 18:00h

Fechado às quartas feiras


Tours privados com roteiros diários exclusivos em é com a Lisboa espera por ti TOURS

bottom of page